Deputados destacam ampliação de direitos dos trabalhadores domésticos
21/11/2012 - 16:16
Os parlamentares continuam a ressaltar a conquista refletida na votação da PEC dos trabalhadores domésticos (PEC 478/10), que amplia os direitos para a categoria. O único parlamentar que se pronunciou contra a proposta foi Jair Bolsonaro (PP-RJ), que foi criticado por outros deputados.
O deputado Marcon (PT-RS) lamentou a fala do colega. "Chama atenção quando vem um parlamentar transparecer que filho de empregada doméstica não tem direito a creche", disse.
Bolsonaro disse que a ampliação dos direitos vai pesar no bolso dos empregadores. "Pela PEC, eu vou ter de pagar creche para a babá do meu filho. A massa de trabalhadores do Brasil não tem como pagar isso daqui", havia dito o parlamentar carioca.
Na avaliação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o projeto faz justiça social. "É uma legislação inclusiva, que caminha para uma reparação histórica", disse.
A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) ressaltou que a maioria das empregadas domésticas são negras, motivo que engrandece a conquista. "É o início da alforria de trabalhadoras negras que saíram da escravidão para o trabalho doméstico", disse.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Newton Araújo