Agropecuária

Deputada defende legislação que atenda o agricultor familiar

17/10/2012 - 18:05  

A deputada Luci Choinacki (PT-SC) destacou há pouco a necessidade de nova legislação para atender o agricultor familiar e permitir que a produção artesanal de alimentos seja comercializada adequadamente. A parlamentar é uma das autoras do requerimento para a realização da audiência pública que debateu a comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar e a legislação adequada para pequenas agroindústrias, encerrada há pouco.

Já o deputado Assis do Couto (PT-PR) avalia que o conjunto de leis e regulamentos existentes só serve para promover uma reserva de mercado. Ele sugeriu que fosse estimulada a adesão dos pequenos agricultores ao Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e que fosse editada uma cartilha explicativa sobre o sistema.

O coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores, Valter Israel da Silva, avalia, no entanto, que o Suasa é destinado à agroindústria e não reconhece a produção caseira, familiar e local. "O agronegócio não alimenta o povo; quem alimenta é o pequeno produtor. Aqui tem que ter política de Estado e não de mercado", concluiu.

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.