Só 31 agricultores familiares atendem requisitos sanitários nacionais, diz secretário
17/10/2012 - 15:32
O secretário de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, afirmou, há pouco, que somente 31 estabelecimentos de agricultura familiar fazem parte do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentado em 2006. "Isso representa 2% do universo que deveria integrar o sistema", lamentou.
Produtos inspecionados por qualquer instância do Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. Bianchini avalia, no entanto, que a adesão da agricultura familiar ao sistema deveria ser simplificada.
O secretario de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques Pereira, reconhece que regras aplicadas à agroindústria não devem ser as mesmas para a agricultura familiar, que segue um modo de produção artesanal. Ambos os secretários propuseram que a vigilância sanitária dos municípios tenha papel mais preponderante na inspeção desses produtos.
Eles participam de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para discutir a comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
A audiência ocorre no Plenário 8.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo