Comissões discutem uso de transatlânticos para hospedagem na Copa
27/06/2012 - 09:22
As comissões de Viação e Transportes; e de Turismo e Desporto promovem hoje audiência pública para debater problemas relacionados aos cruzeiros marítimos e ao setor hoteleiro para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
A iniciativa do debate é do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE) e do suplente Alberto Mourão (PSDB-SP). Eles ressaltam que gestores públicos cogitaram a hipótese de aproveitar os transatlânticos usados em cruzeiros turísticos como meio para hospedagem de estrangeiros que vierem aos dois megaeventos esportivos. O problema, relatam os autores do pedido de audiência pública , é que até o momento os organizadores das competições não se manifestaram oficialmente sobre o assunto, o que atrapalha o planejamento das empresas de transportes marítimos de passageiros.
“Uma estratégia para esse uso demanda um planejamento de pelo menos dois anos. Os obstáculos a serem superados são muitos, que exigem, dos responsáveis por cruzeiros marítimos, contratos e compromissos milionários no exterior”, afirma Cadoca.
Com relação aos hotéis, Cadoca e Mourão destacam que o setor tem sofrido reclamações por parte da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Segundo a entidade, a atual rede hoteleira nas cidades-sede da Copa é insuficiente e não tem condições de atender aos turistas que virão ao País para o evento.
Foram convidados para o evento:
-o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes;
- o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Joel Fernando Benin;
- o secretário-executivo da Secretaria Especial de Portos, Mário Lima Júnior;
- o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes De Almeida;
- o vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Aurélio Maudro; e
- o diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Luiz Carlos Nigro.
A reunião será realizada no Plenário 11, às 10 horas.
Da Redação/MO