Educação, cultura e esportes

Pais têm direito de saber real qualidade da escola do filho, diz especialista

10/05/2012 - 11:22  

O especialista em educação Gustavo Ioschpe defendeu há pouco que os pais tenham o direito de saber a real qualidade da escola de seus filhos. A declaração foi dada na audiência pública da Comissão de Educação e Cultura sobre o Projeto de Lei 1530/11, que obriga as escolas de ensino básico a divulgar seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação deverá ser feita em placas de um metro quadrado afixadas em locais visíveis na porta dos estabelecimentos.

Segundo o especialista, se já existe um sistema oficial de avaliação das escolas, ele tem que ser tornado público. “Precisamos do envolvimento da comunidade para que a educação brasileira tenha salto de qualidade”, justificou. “Os pais brasileiros desconhecem a qualidade do ensino das escolas de seus filhos”, complementou.

De acordo com o pesquisador, os pais não sabem avaliar essa qualidade. Além disso, ele ressaltou que a ferramenta pode auxiliar a reconhecer e prestigiar os diretores e professores que obtém ótimos resultados. “Os profissionais da educação precisam de reconhecimento público.”

Criado em 2007, o Ideb possui uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos sobre a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.

Conforme Ioschpe, a iniciativa de divulgação do índice pelas escolas já existe em alguns estados, como o Rio de Janeiro. Ele rejeita a crítica feita ao projeto de que a exposição da nota constrange os alunos. “A implementação mostra que a ideia é falsa”, disse. “O que constrange é a má qualidade do ensino, e não a sua divulgação.”

A audiência ocorre no Plenário 10.

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Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

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