Política e Administração Pública

Especialista sugere que se peça aos EUA documentos sobre a ditadura no Brasil

10/04/2012 - 16:19  

O presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre, Jair Krischke, sugeriu há pouco que a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça e o governo brasileiro solicitem ao governo dos Estados Unidos (EUA) as informações desclassificadas (já disponíveis ao público) sobre o período da ditadura militar no Brasil (1964 a 1985).

Segundo Krischke, durante o governo do presidente Carlos Menem (8 de julho de 1989 a 10 de dezembro de 1999), na Argentina, os EUA enviaram 74 mil documentos relativos à ditadura militar naquele país. Mais recentemente, acrescentou Krischke, o governo uruguaio também solicitou documentos sobre a ditadura no país vizinho.

Contato ainda hoje
Após essas sugestões, o líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), sugeriu à comissão que entre em contato ainda hoje com o Ministério das Relações Exteriores para que seja feita essa solicitação de documentos aos Estados Unidos, aproveitando a presença da presidente Dilma Rousseff naquele país. Dilma se encontra nos EUA desde domingo e deve regressar nesta noite ao Brasil.

Jair Krischke afirmou ainda que, ao contrário do que se tem divulgado, os documentos brasileiros sobre a ditadura existem e estão disponíveis para consulta. Segundo ele, existem vários documentos no Arquivo Nacional, mas é necessário que os pesquisadores saibam reconhecer quais documentos são válidos para a recuperação da memória sobre os atos da ditadura militar no Brasil. Ele também acredita que existem os arquivos do DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social) de São Paulo sobre o período.

A Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, ligada à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, é destinada a levantar propostas de cooperação no resgate da memória histórica sobre as violações de direitos humanos com motivação política entre 1946 e 1988.

A comissão está reunida no Plenário 9.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.