Direitos Humanos

Vereadores: já estão em andamento comissões da verdade nos estados

28/03/2012 - 17:41  

Durante o 12º Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos, representantes de assembleias estaduais e câmaras de vereadores relataram que já se encontram em andamento projetos para a criação de comissões de memória em seus estados.

De acordo com o deputado estadual Yulo Oiticica (PT-BA), os parlamentares do estado apresentaram requerimento ao governador para a criação de uma comissão deste tipo pelo Executivo. “Na assembleia o processo pela criação está acelerado”, acrescentou.

Em Alagoas, de acordo com o deputado estadual Judson Cabral (PT-AL), o projeto de instalação da comissão também encontra-se em andamento. Para ele, esse mecanismo é importante, porque “traz a noção de justiça, e não trata somente do passado, mas do presente”.

A vereadora de Natal Sargento Regina (RN) também relatou que o processo de constituição da comissão na capital potiguar está adiantado. Na opinião da vereadora, esse trabalho é importante porque “a ditadura militar não acabou, está escondida, maquiada dentro dos quarteis da Polícia Militar, que promove uma formação desastrosa, formando verdadeiras bombas humanas”. Sargento Regina foi expulsa da PM em 2007, segundo ela, por defender direitos humanos para a corporação.

Já a deputada estadual Luciana Carminati (PT-SC) pediu apoio dos parlamentares federais. “Precisamos de apoio para a realização de um seminário para discutir os direitos humanos no estado e para instituir a comissão da verdade”, disse.

Ao final do encontro, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA), pediu a todos os interessados em fazer reuniões ou audiências em seus estados e que encaminhem os pedidos à comissão. "Iremos fazer o máximo para atender ao maior número de pedidos possível", assegurou.

De acordo com Carminati, “a situação é bastante difícil”, pois ao mesmo tempo em que há muitos movimentos de resistência, existe também o “tencionamento com as oligarquias locais”.

O 12º Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias na tarde de hoje.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta