Lei Geral da Copa não será votada hoje, diz Marco Maia
20/03/2012 - 18:59
Os líderes partidários não chegaram a um acordo para votar hoje o projeto que cria a Lei Geral da Copa (PL 2330/11). O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que não há mais polêmicas sobre a lei, mas informou que diversos deputados pediram o adiamento da votação até que seja definida uma data para votar o novo Código Florestal (PL 1876/99).
Maia disse que espera construir até amanhã um acordo sobre o código. “Marcar uma data não é problema. O que precisamos é fazer com que os líderes e o governo cheguem a uma posição e permitam a votação da proposta.”
O DEM e o PSDB prometeram obstruir as votações, caso não seja definida a data de inclusão do Código Florestal na pauta do Plenário. O PSD e deputados do PR, do PP e do PMDB ligados à bancada ruralista também anunciaram essa posição.
“O governo não tem maioria para enfrentar a obstrução porque a base está dividida”, disse o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA). O deputado defendeu a votação do Código Florestal até 11 de abril. Nessa data, vence o decreto que suspende as multas para produtores que descumpriram regras de preservação ambiental.
Pauta de terça
Marco Maia disse que está prevista para hoje, em sessão extraordinária do Plenário, a votação do projeto sobre a eleição direta de integrantes do Parlamento do Mercosul (Projeto de Lei 5279/09) e do projeto que cria o Conselho Nacional de Direitos Humanos (PL 4715/94).
Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Pierre Triboli