Divisão da publicidade do governo baseia-se em audiência, diz ministra
08/11/2011 - 15:28
A ministra da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas, informou há pouco que a escolha de veículos de comunicação para divulgar a publicidade do governo é feita com base em pesquisas de audiência. A declaração foi dada em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática sobre os critérios para a aplicação dos recursos destinados à publicidade do governo federal. Segundo ela, todos os critérios utilizados são técnicos.
Conforme a ministra, no caso da publicidade em TV aberta e rádio, o critério utilizado é o ranking de audiência do Ibope. “Nas cidades sem pesquisa, a orientação é evitar a concentração de investimentos”, disse. No caso de jornais e revistas, utiliza-se o ranking mensalmente divulgado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). Já no caso da internet, são utilizados rankings de audiência divulgados por institutos como também o Ibope.
Regionalização
Helena Chagas disse ainda que o governo federal vem buscando descentralizar e diversificar as mídias e está alcançando número crescente de veículos e de municípios, para regionalizar e democratizar os investimentos. “Desde 2006, a regionalização é diretriz de comunicação da Secom”, informou. “Regionalizar é democratizar; é dar acesso a mais gente”, completou. Segundo ela, a ideia é levar as mensagens do governo federal ao maior número de municípios.
De acordo com a ministra, a secretaria tem um cadastro nacional de veículos, com aqueles aptos a receber publicidade do governo. Os critérios incluem a variação de audiência da emissora e a tabela de preços para anúncios, por exemplo.
Segundo ela, ao final de 2010, o cadastro continha 8.094 veículos em 2.733 municípios. A título de comparação, em 2003, havia 499 veículos cadastrados, em 182 municípios. “Hoje há 8.327 veículos inscritos”, concluiu.
A audiência, sugerida pelo deputado Silas Câmara (PSD-AM), prossegue no Plenário 13.
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Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger