Ministério garante que os resíduos sólidos são prioridade para 2012
25/10/2011 - 16:46
O secretário substituto de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antonio Gonçalves, garantiu há pouco que os resíduos sólidos “são uma das prioridades da presidente Dilma para 2012”. Segundo ele, existem recursos do orçamento geral da União para financiar os planos estaduais de gestão de resíduos dos 27 estados da federação. “Não tem concorrência, há recursos para todos”, garantiu.
Um dos critérios do Governo Federal para a concessão dos recursos, conforme destacou, é a formação de consórcios de municípios para efetivar a política de gestão de resíduos. Com essa medida, conforme disse, o País contará com aproximadamente 350 planos integrados e, no máximo, mil aterros sanitários no país inteiro.
Sérgio Gonçalves participa do seminário Articulação política pela sustentabilidade – encontro brasileiro de secretários de meio ambiente, que ocorre no auditório Nereu Ramos. O evento é promovido pelo Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia (ABF), em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Eco.X - Distribuindo Sustentabilidade e a AP.ecos - Agência de Promoção Eco Sustentável.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Westphalem