Pronatec irá manter jovem na escola, acredita deputado
31/08/2011 - 16:22
O deputado Marçal Filho (PMDB-MS) afirmou há pouco que a proposta do governo de expansão do ensino tecnológico e profissional (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec – PL 1209/11) vai estimular a manutenção dos jovens nas escolas. “Quando a criança está no ensino fundamental, é fácil aos pais impor a frequência às aulas. Mas, quando as crianças viram adolescentes, os pais perdem essa capacidade, já que os jovens têm outros estímulos. Com o ensino profissional, essa realidade muda, porque o jovem sabe que sairá da escola com um posto garantido no mercado de trabalho”, argumentou.
Confira a proposta do Pronatec
A declaração foi dada durante votação da proposta, que ocorre neste momento no Plenário. O projeto tramita em regime de urgência e tranca a pauta de votações da Câmara.
Durante a sessão, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) criticou o texto e o classificou de “política do possível”. “O projeto tem como base as parcerias com escolas privadas, que oferecem cursos de péssima qualidade. Se o governo priorizar a educação e dispuser recursos para a área, será possível fazer muito mais”, disse.
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Newton Araújo