Política e Administração Pública

Líder do DEM defende criação de CPI para apurar irregularidades no governo

03/08/2011 - 11:44  

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), defendeu há pouco a instalação de uma CPI da Corrupção para investigar todas as irregularidades no governo. “Precisamos resgatar os instrumentos para a Câmara desdobrar investigações de corrupção no governo”, afirmou. As declarações foram dadas durante depoimento do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

Clique aqui para acompanhar a audiência ao vivo pela TV Câmara.

Magalhães Neto criticou o critério de escolha de diretores e de outros dirigentes pelo governo Dilma Rousseff. “O critério tem sido o parentesco ou o apadrinhamento”, disse. Ele criticou especialmente a nomeação do ex-dirigente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Para o líder do DEM, a estrutura do governo como um todo está marcada pelo “fisiologismo”, pelo “aparelhamento” e pela corrupção. “Essa é a lógica do PT de governar. E a responsável por isso é a presidente Dilma Rousseff, que não foi capaz de romper com essa lógica nas nomeações.”

O líder do DEM e o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmaram que a presença de ministros na Câmara, para rebater acusações, não é uma prática do governo. Eles elogiaram, no entanto, a iniciativa de Wagner Rossi de comparecer hoje a audiência pública da Comissão de Agricultura.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.