Educação, cultura e esportes

Ministro defende investimento de 7% do PIB em educação até 2020

15/06/2011 - 16:56  

O ministro da Educação, Fernando Haddad, classificou de “lógico” o aumento do investimento público em educação de 5% para 7% do PIB até 2020, como previsto na proposta que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). Segundo ele, o valor levou em consideração as promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff e os recursos necessários para que as metas previstas no projeto sejam atendidas. De acordo com Haddad, a mudança representaria R$ 80 bilhões a mais para o setor anualmente.

O ministro também argumentou que o aumento de 2% em dez anos corresponde à ampliação do investimento público feito na área nos últimos anos. Segundo ele, no setor foram, em média, 0,2% do PIB a mais por ano nos últimos cinco anos.

Entidades ligadas ao setor defendem a ampliação da meta para pelo menos 10% do PIB até 2020. Fernando Haddad disse, porém, que 7% “não é um número mágico”. “É quase uma covardia perguntar para um ministro da Educação se ele prefere 7 % ou 10%. É claro que quanto mais, melhor. Mas existe ciência por trás desse número proposto pelo governo”, declarou.

Haddad participa de reunião da comissão especial destinada a analisar a proposta do PNE.

A reunião prossegue no Plenário 10.

Continue acompanhando a cobertura deste evento.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta