Consumidor

Nokia e Sony Ericcson apontam queda no número de queixas

04/05/2011 - 16:20  

Representantes das empresas produtoras de telefones celulares afirmaram, em audiência na Comissão de Defesa do Consumidor, que têm investido na melhoria do atendimento do pós-venda e que o número de reclamações tem diminuído nos últimos anos, ao contrário do que apontam os órgãos de defesa do consumidor.

O diretor de relações governamentais da Nokia, Luiz Cláudio Farias Carneiro, disse que a empresa tem acompanhado o nível de satisfação de seus consumidores e que o número de reclamações caiu 38% de 2009 para 2010.

Já o representante da Sony Ericcson, Jason Sampaio, disse que a empresa registrou queda de 68% no número de queixas. Tanto a Nokia quanto a Sony Ericcson apontaram que a maior parte dos problemas é resolvida pelo centro de atendimento por telefone. O restante é solucionado pelas autorizadas e com envio do produto pelos Correios, com custo pago pelas empresas.

O vice-presidente de Novos Negócios na América Latina da Samsung, Benjamin Sicsu, afirmou que a empresa possui hoje 353 assistências técnicas autorizadas, 198 delas em cidades com 100 mil ou mais habitantes.

A intenção, segundo ele, é atingir todas as cidades com essa faixa populacional e permitir que o consumidor chegue a essas lojas em menos de 30 minutos. Sicsu afirmou que o prazo médio para o conserto de um produto da Samsung é de 1,8 dia. Ele afirmou que, apesar da empresa ser a quarta em número de reclamações, seu índice de solução é de 88%.

A reunião ocorre no plenário 8.

Participe
Em uma parceria da comissão com a Agência Câmara, os internautas podem participar do debate enviando perguntas para os convidados pelo e-mail pergunte@camara.gov.br.

Acompanhe o debate ao vivo.

Reportagem - Vania Alves / Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.