Política e Administração Pública

Vaccarezza diz que oposição quebrou acordo sobre MP do trem-bala

23/03/2011 - 17:13  

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), reclamou há pouco da oposição que, na sua avaliação, teria quebrado o acordo celebrado na terça-feira (22) para que hoje fosse lida a Medida Provisória 511/10, discutido o seu relatório e adiada apenas a votação da matéria por falta de acordo. A sessão ordinária do Plenário foi encerrada há pouco sem a leitura do relatório.

“No meu entender, não fazia parte do acordo encerrar a sessão sem a discussão da MP. Essa posição é muito ruim para o governo”, criticou. Ele disse que o debate estaria contaminado por quadros da oposição contrários ao trem-bala. A MP autoriza a União a oferecer garantia para um empréstimo de até R$ 20 bilhões do BNDES ao consórcio construtor do Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido popularmente como trem-bala.

Para o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), não é possível fracionar o processo de análise da MP. “Não sou contra o trem-bala, sou contra a forma com que isso está sendo tratado na medida provisória”, disse. A oposição é contrária à criação de uma estatal específica para conduzir a construção e exploração do trem-bala.

O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), incluiu no texto da MP a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), prevista em projeto de lei enviado pelo governo em julho de 2010 (PL 7673/10).

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.