Plenário vai votar dois projetos de interesse da bancada feminina
02/03/2011 - 17:01
Ao final da reunião de líderes, o presidente Marco Maia informou que a Câmara vai votar, na sessão extraordinária que se iniciou há pouco, dois projetos de interesse das mulheres e a proposta que aumenta o número de vice-líderes.
Os líderes concordaram em votar o PL 583/07, da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que proíbe a revista íntima de mulheres por homens em empresas; e o PL 4486/01, do Senado, que garante aos avós a visita dos netos nos casos de divórcio dos pais.
O líder da MinoriaBancada partidária cujo número de integrantes seja imediatamente inferior à maioria e que expresse posição diferente desta em relação ao governo. Ou seja, maior partido de oposição ao governo. Atualmente, a minoria é o PSDB. , deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), disse que a oposição vai levantar a obstruçãoRecurso utilizado por parlamentares em determinadas ocasiões para impedir o prosseguimento dos trabalhos e ganhar tempo. Em geral, os mecanismos utilizados são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, formulação de questões de ordem, saída do plenário para evitar quorum ou a simples manifestação de obstrução, pelo líder, o que faz com que a presença dos seus liderados deixe de ser computada para efeito de quorum. e defendeu a proposta. “A lei já solicita assistência aos netos pelos avos, na falta dos pais; então é mais que justo terem direito à visita.” Na avaliação de Marco Maia, as duas propostas permitem que a Câmara avance nos temas relacionados às mulheres.
Vice-líderes
O Projeto de Resolução 16/11, do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), aumenta o número de vice-líderes do governo e da Minoria de 5 e 3 para 8 e 5, respectivamente.
Na opinião de Paulo Abi-Ackel, é uma proposta que regimentaliza as minorias e solidifica a atuação das lideranças.
Reportagem - Carol Siqueira/ RCA