Política e Administração Pública

Votação para presidente da Câmara prossegue em ritmo lento

01/02/2011 - 20:35  

Depois de uma hora de votação, o painel eletrônico registra os votos secretos de apenas 181 deputados. No início da escolha da nova Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º)., mais de 450 parlamentares haviam registrado presença na Casa.

Quatro deputados são candidatos ao cargo de presidente da Câmara: Chico Alencar (Psol-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Marco Maia (PT-RS) e Sandro Mabel (PR-GO).

A votação é feita por meio de sete urnas eletrônicas espalhadas pelo plenário. A lentidão deve-se ao fato de que os deputados devem votar para todos os cargos da Mesa – presidente, dois vices, quatro secretários e quatro suplentes.

Demais cargos
Para os outros cargos da Mesa Diretora, concorrem os seguintes deputados:
1ª Vice-presidência: Rose de Freitas (PMDB-ES)
2º Vice-presidência: Eduardo da Fonte (PP-PE) e Rebecca Garcia (PP-AM)
1º Secretaria: Eduardo Gomes (PSDB-TO)
2º Secretaria: Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP)
3º Secretaria: Inocêncio Oliveira (PR-PE)
4º Secretaria: Júlio Delgado (PSB-MG)
Suplências: Manato (PDT-ES), Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Sérgio Moraes (PTB-RS)

Essa chapa foi definida em reunião de líderes, seguindo a proporcionalidade das representações partidárias. A deputada Rebecca Garcia concorre à 2º vice-presidência como candidata avulsa.

Continue acompanhando a cobertura desta sessão.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.