Cidades e transportes

Representantes das comunidades cariocas criticam remoções

05/05/2010 - 16:07  

Representantes de comunidades cariocas que participam de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias criticaram há pouco a política adotada pela prefeitura do Rio de Janeiro para remover moradores de áreas de risco. A reunião discute o PL 7013/10, que cria um registro de posse das ocupações.

O integrante da comunidade carioca do Alto da Boa Vista Roberto Maggessi de Sousa filho afirmou que a prefeitura do Rio de Janeiro criou uma "indústria do oportunismo social para fazer a lavagem social e remover comunidades inteiras".

Segundo ele, além de casas em áreas de risco, a prefeitura também pretende retirar os moradores de comunidades localizadas em terrenos próximos do canteiro de obras de infraestrutura para os Jogos Olímpicos de 2016.

Especulação imobiliária
"O projeto é retirar todas as comunidades que são vizinhas da Barra da Tijuca para atender à especulação imobiliária, e não resolver o problema para as Olimpíadas", criticou a representante da comunidade do Canal do Anil, Cleia Soeiro Folly.

O representante da comunidade da Vila Autódromo, Altair Antunes Guimarães, disse que, pelo fato de não haver mais lugar para a especulação imobiliária, a prefeitura do Rio "quer varrer as comunidades para longe". Ele disse ainda que sua comunidade não está em risco por conta das chuvas, mas ainda assim corre o risco de remoção.

Para o participante que representa a comunidade de Manguinhos, Cléber José da Fonseca, o valor das indenizações pagas aos moradores removidos é baixo. "As autoridades estão pagando valores irrisórios, que não permitem comprar outra moradia igual no mesmo local", disse.

Já a representante do Complexo do Alemão, Mariza Maria do Nascimento, criticou as casas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que foram entregues aos moradores da comunidade. "Imaginamos que os engenheiros tenham os diplomas comprados porque não dá para se viver humanamente nessas casas", comentou.

A audiência segue no plenário 9.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem: Carol Siqueira
Edição: Murilo Souza

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.