Começa audiência sobre impacto das usinas de Estreito e Belo Monte
07/04/2010 - 14:59
Começou há pouco a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias para discutir os impactos sociais, ambientais e econômicos da implantação das usinas hidrelétricas de Estreito, na divisa dos estados de Maranhão e Tocantins, e de Belo Monte, no Pará. As duas obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Segundo o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que solicitou a realização da audiência, é necessário conhecer a opinião das comunidades diretamente atingidas pelos dois projetos. “É preciso promover o desenvolvimento aliado à sustentabilidade”, disse.
Relatório
Um dos participantes da reunião, o relator nacional da organização não-governamental Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil), Guilherme Zagallo, deve apresentar hoje o relatório “Missão Xingu: violações de direitos humanos e impactos socioambientais e no licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte”.
Também participam do debate: o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Cirineu da Rocha; o representante do Fórum dos Atingidos pela Barragem de Estreito, Dalsivan Rocha Coelho; e a subprocuradora-geral da República do Ministério Público Federal Sandra Cureau.
A audiência acontece no plenário 9.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Marcelo Oliveira
Edição - Newton Araújo