Para empresas, modelo atual causa juro alto no cartão de crédito
31/03/2010 - 13:02
O presidente da Credicard Citi, Leonel Andrade, e o vice-presidente do Itaú Unibanco, Márcio de Andrade Schettini, afirmaram que as taxas de juros cobradas nos cartões de crédito procuram manter o equilíbrio financeiro do setor. Segundo Schettini, um dos fatores que elevam a taxa de juros cobrada é a inadimplência, que após 60 dias chega a atingir 7% dos usuários de cartão.
Para os dois executivos, a ausência de juros na fatura quitada integralmente leva as empresas a repassar os custos do crédito a quem paga parte do valor e recorre ao crédito rotativo. Andrade, que comanda a administradora de cartões do Citigroup, afirmou que esse modelo só existe no Brasil, pois em outros países há cobrança de juros também no pagamento integral.
O tema foi colocado em discussão durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O debate analisa propostas para regulamentar operações com cartão de crédito que estão em estudo pelo Banco Central. Segundo dados do BC, em 2009 os juros no cartão atingiram taxas de até 237,93% ao ano.
A audiência ocorre no plenário 5.
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Ralph Machado