Cartões de crédito: Cielo diz que apoia aumento da concorrência
31/03/2010 - 12:03
O presidente da Cielo (ex-Visanet), Rômulo Dias, disse que a ampliação do número de empresas credenciadoras no segmento de cartão de crédito com máquinas multimarca vai favorecer lojistas e consumidores. Hoje, esse mercado é ocupado por quatro grandes empresas (Cielo, Redecard, Hipercard e American Express), que instalam os terminais de atendimento no comércio. Apenas a Redecard disponibiliza máquinas multimarcas. A Cielo, a partir de julho, começará a aceitar cartões Mastercard além dos da bandeira Visa.
Segundo Dias, as empresas de cartões de crédito têm procurado melhorar a relação com lojistas e consumidores, por meio de códigos de ética e campanhas para o consumo consciente.
Dias disse que, em média, somente 29% dos usuários recorrem ao crédito rotativo, mas a inadimplência causa as altas taxas de juros cobradas pelas administradoras. Somados, todos os cartões no Brasil representam R$ 500 bilhões em crédito, dos quais apenas R$ 90 bilhões são efetivamente utilizados.
Dias participa de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O debate analisa propostas para regulamentar as operações com cartão de crédito que estão em estudo pelo Banco Central.
A audiência pública está sendo realizada no plenário 5.
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Ralph Machado