Saúde

Federação Espírita manifesta-se contra aborto de anencéfalos

10/12/2009 - 11:00  

O representante da Federação Espírita Brasileira (FEB) Jaime Ferreira Lopes disse que a FEB é contra a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos. Em sua opinião, ao contrário do que dizem os advogados, a discussão deve apoiar-se em aspectos religiosos, uma vez que o Brasil é um país essencialmente religioso.

“A posição da FEB não poderia ser outra do que a expressa no principal texto da doutrina espírita, O Livro dos Espíritos, que afirma que a vida humana inicia-se na concepção. A decorrência lógica dessa posição é que a FEB é contra o aborto, aceitando como única exceção o que está expresso no Código Penal, ou seja, a permissão para o aborto se não houver outro meio de salvar a vida de uma mulher grávida em risco”, disse.

Ele criticou o uso do termo “antecipação do parto” para caracterizar a interrupção da gravidez nesses casos. “Trata-se de uma expressão eufemística para designar o aborto, ameaçando a vida humana desde seu início.”

Lopes lembrou que não existe comprovação científica absoluta para dizer se um bebê anencéfalo sobreviverá poucos minutos ou meses.

O representante da Federação Espírita Brasileira participa neste momento de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Legislação Participativa. A reunião ocorre no plenário 4.

Continue acompanhando a cobertura desta audiência.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.