Deputado diz que não tinha poder para liberar recursos

09/07/2008 - 10:55  

Em resposta a questionamentos feitos pelo deputado José Carlos Araújo (PR-BA), o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) disse há pouco, durante reunião do Conselho de Ética, que o conselho do BNDES, no qual a Força Sindical tem assento, é meramente consultivo. "Ele não tem nenhum poder para liberar dinheiro", disse o deputado. Paulo Pereira é presidente da Força Sindical.

Segundo ele, a liberação de recursos do BNDES tem um trâmite definido, que passa por 35 departamentos do banco. "É quase impossível que um conselheiro consiga liberar recursos sozinho", disse Paulo Pereira. Segundo denúncias publicadas pela imprensa, conselheiros do BNDES indicados pela Força Sindical teriam intermediado a liberação de recursos para prefeituras.

Paulo Pereira também comentou o fato de o lobista João Pedro de Moura ter deixado uma mochila em seu gabinete, conforme mostraram imagens feitas pela Polícia Federal na Câmara. Segundo ele, muitos dirigentes sindicais freqüentam seu gabinete, deixando lá mochilas e malas, enquanto participam de eventos em Brasília. "Se a mochila fosse realmente suspeita, a Polícia Federal poderia ter feito a verificação de praxe. Não fizeram para deixar essa dúvida", disse.

O depoimento ocorre no plenário 9.

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.