Segurança

Comissão aprova monitoramento de tornozeleiras eletrônicas por empresas privadas

Equipamento será mais eficaz se houver acompanhamento em período integral, disse o autor da proposta; relator recomendou a aprovação

01/11/2023 - 11:28   •   Atualizado em 01/11/2023 - 17:36

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Rodolfo Nogueira(PL - MS)
Rodolfo Nogueira: empresas têm mais flexibilidade na prestação do serviço e inovação

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3056/23, que prevê a contratação de empresas para a realização do monitoramento eletrônico de presos. O texto altera a Lei de Execução Penal.

O relator, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), recomendou a aprovação. “As empresas têm maior flexibilidade, não só na prestação dos serviços em si, mas
também na inovação, além de gerar economia nos custos”, afirmou o relator.

“A tornozeleira eletrônica é um meio barato de monitoramento e fiscalização de presos que poderia ser mais eficaz se, de fato, houvesse o acompanhamento por 24 horas”, afirmou o autor da proposta, deputado Delegado Palumbo (MDB-SP).

“Muitos cumprem pena domiciliar com a tornozeleira e, apesar das restrições de horários e locais, não são monitorados por ninguém. Há casos em que o policial, ao prender pessoa em flagrante, descobre que está com tornozeleira”, disse Palumbo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta