Palavra Aberta - Especial

Programas da TV Câmara

04/08/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/08/2023

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Palavra Aberta - Especial 200 anos do Parlamento: Lafayette de Andrada

A TV Câmara está promovendo ao longo deste ano uma série de programas, debates e entrevistas especiais sobre a Constituinte de 1823. Nesta nova rodada, vamos abrir a palavra para deputados federais que integram a comissão especial criada pela Presidência da Casa para marcar a data e que podem contribuir para nos ajudar a compreender melhor a importância daquele período da nossa história.

Isso porque, para muitos estudiosos, a Constituinte de 1823 marca o início do Parlamento efetivamente brasileiro. Pela primeira vez, deputados – eleitos – trabalharam para redigir uma Carta Magna com novo ordenamento jurídico para o Brasil, recém independente de Portugal. Vários personagens entraram para a história daquele momento político, mas alguns foram protagonistas.

E, neste grupo, há um fato bem curioso: de uma única família, os irmãos Andrada, conhecidos como "Três Andradas", tiveram uma participação significativa naquela Constituinte: José Bonifácio de Andrada e Silva, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

Nesta edição, para que possamos conhecer melhor esses três personagens, o Palavra Aberta conversa com o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), advogado, professor, presidente da Comissão Especial dos 200 anos do Parlamento e, também, descendente daqueles personagens históricos.

Apresentação: William França
Produção: Rosana Ferreira
Direção: Guga Caldas

Palavra Aberta - Especial

Em entrevista, os deputados falam sobre diversos assuntos e discussões em pauta nas comissões ou no Plenário.

NOSSAS REDES