23/01/2019
Feminicídio: os motivos que levam ao assassinato de mulheres no Brasil
Quase todos os dias nos deparamos com as notícias de mulheres assassinadas, vítimas de seus companheiros, muitas vezes com históricos de relacionamentos abusivos. Quando um crime é cometido pelo fato da vítima ser do sexo feminino, ele é considerado “feminicídio”. A lei que considera esse tipo de crime hediondo, um agravante à pena, existe desde 2015. As situações devem envolver violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. São crimes motivados por ódio ou sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres.
Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, quase sempre elas são vítimas de companheiros ou familiares.
Convidados:
- Delegada Sandra Gomes Melo - chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher do Distrito Federal;
- Tânia Mara de Almeida - socióloga, professora de Sociologia da UnB, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher (NEPEM) da UnB;
- (Por telefone) Dep. Luizianne Lins (PT-CE) - relatora da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher e Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;
- Jackeline Romio, demógrafa.
A repórter Verônica Honório faz entrevistas no centro de Brasília.
Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.
Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.
Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:
http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados
Apresentação - Fabrício Rocha