Participação Popular

18/01/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/01/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Literatura de cordel, patrimônio cultural brasileiro

A Literatura de Cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O título foi concedido no ano passado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - e é uma forma de valorização e proteção das diversas tradições, saberes e técnicas do nosso país.

O cordel é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos e com capas e desenhos feitos em xilogravura. Conhecido principalmente nos séculos XIX e XX no nordeste brasileiro, os versos impressos nos folhetos normalmente eram pendurados em barbantes ou cordões, em varais para serem vendidos em bancas, feiras e mercados, daí o nome CORDEL.

Para vender sua arte nas feiras, os cordelistas recitavam seus versos, que informavam e divertiam o público, muitas vezes acompanhados de viola e pandeiro. O gênero influenciou grandes escritores brasileiros como Guimaraes Rosa, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna.

Convidados:

- João Bosco Bezerra Bonfim – poeta, mestre e doutor em linguística pela UnB, com tese sobre a arte verbal do cordel;
- Bruna Paiva de Lucena – Professora da Secretaria de Educação do DF, no programa Mulheres Inspiradoras. Sua tese de mestrado e doutorado é sobre mulheres cordelistas contemporâneas. Autora do livro: Poéticas a céu aberto: o cordel e a crítica literária.
- (Por telefone) Deputado Federal Tadeu Alencar – PSB/PE
- Link com participação do repentista e poeta Valdenor de Almeida.

O repórter Paulo José faz entrevistas no Museu da República.

Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabrício Rocha

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE