Brasil em Debate

Parlamentares discutem quem deve ter poder de demarcar terras indígenas

A disputa pela terra está bem no centro do conflito envolvendo os povos indígenas. Conflito sério, que já provocou e continua provocando milhares de vítimas, entre índios, madeireiros e fazendeiros. Neste exato momento, duas posições estão em confronto aberto no Congresso: de um lado, os que defendem a autonomia da Fundação Nacional do Índio (Funai) para efetuar a demarcação das terras indígenas; do outro, os que querem trazer para o Congresso o poder de decisão sobre essas demarcações.

Os que defendem a Funai dizem que o órgão, com apoio de seus técnicos, antropólogos e especialistas, é quem está mais bem aparelhado para tomar a decisão sobre o volume de terras que deve estar em mãos de índios. E que entregar ao Congresso só iria beneficiar a chamada bancada ruralista.

Do outro, os que alegam que a Funai impede o desenvolvimento do agronegócio pela condescendência com os indígenas, que teriam à sua disposição muito mais terras do que efetivamente necessitam. Quem está com a razão?

O Brasil em Debate discute o assunto com os deputados Carlos Andrade (PHS-RR) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA).

Apresentação - Paulo José Cunha

Brasil em Debate

Se é um assunto que o país discute, fique certo que ele vai estar no centro das conversas do Brasil em Debate. Em meia hora, dois deputados, um do governo e outro da oposição, debatem os grandes temas que movimentam os corredores, as comissões e o plenário da Câmara dos Deputados. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Todas as Edições