27/05/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

27/05/2014

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Presidente do BNDES explica atuação na construção de porto em Cuba

Mariel é o nome de um porto em Cuba. A construção desse porto está sendo feita por uma empresa brasileira com financiamento do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, esteve hoje na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara pra explicar essa e outras operações do banco.

O presidente do BNDES defendeu a atuação da instituição e repetiu: o banco "não é uma jabuticaba" – ou seja, um produto exclusivo do Brasil. O BNDES é o terceiro maior banco de estímulo do mundo, atrás do chinês e do alemão. Em 2013, o BNDES lucrou mais de 8 bilhões de reais. Durante o mesmo período, foram direcionados 62 bilhões de reais para investimentos em infraestrutura e outros 58 para a indústria. No porto de Cuba, serão cerca de 800 milhões de dólares, no total. Coutinho esclareceu que esse dinheiro vai ser usado para financiar a empresa brasileira que executa a obra.

O presidente do BNDES garantiu que toda a dívida vai ter que ser paga. A oposição criticou a falta de transparência no negócio e diz que o mais adequado seria investir nos portos brasileiros.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES