19/05/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/05/2011

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara discute a inclusão dos surdos no ensino regular

Surdos de todo o País vieram hoje (19/5) a Brasília protestar contra a forma como está sendo feita a inclusão dos deficientes nas escolas regulares. Eles tiveram uma reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Essa discussão também está no Congresso Nacional.
Essa discussão passa pela Câmara dos Deputados onde é discutido o Plano Nacional de Educação -PNE. O plano estabelece em uma das metas a universalização do ensino para deficientes de 4 a 17 anos em escolas regulares. Para eles, essa é uma inclusão imposta.
Segundo os consultores legislativos que trabalham para a Comissão Especial que analisa o PNE, há uma recomendação geral à educação inclusiva dos portadores de deficiência. Mas o texto, segundo eles, apenas “sugere” a ideia, sem tornar a inclusão obrigatória. Já há requerimentos aprovados de audiências públicas na comissão para tratar especificamente da questão da Educação Especial.
Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, reiterou que não pretende encerrar as atividades de nenhuma instituição ou escola destinada a estudantes com deficiência. Mas ressaltou que o Brasil é signatário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU e deve oferecer o direito a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis.

Créditos / Câmara Hoje:
Tiago Ramos - Repórter
Kátia Fiorante - Intérprete de Libras
Bruno Ramos - Artista surdo
Paulo Vieira - Fed. de Educação e Integração dos Surdos
Moryse Vanessa - Fed. de Educação e Integração dos Surdos
Dep. Otávio Leite (PSDB-RJ)
Dep. Mara Gabrilli (PSDB-SP)

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES