30/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/06/2010

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

STF nega pedido de intervenção no DF

A Operação Caixa de Pandora, deflagrada pela Polícia Federal em novembro do ano passado no Distrito Federal, provocou a perda do mandato do governador Arruda, a renúncia do vice Paulo Otávio e de deputados distritais. Foram muitas as denúncias envolvendo o Executivo e o Legislativo local, no escândalo que ficou conhecido como Mensalão de Brasília. O procurador-geral da República pediu que o Supremo Tribunal Federal decretasse uma intervenção no DF. Esse pedido foi negado hoje (30/6) pela Suprema Corte. Foram sete votos a um. Só o ministro Ayres Brito votou a favor da intervenção.
O ministro Cezar Peluso, relator do pedido de intervenção no DF, votou contra a medida. Disse que a metástase da corrupção já foi controlada e que os poderes Legislativo e Executivo estão funcionando dentro da normalidade.
Os ministros Marco Aurélio Melo e Celso de Mello tentaram adiar a sessão por causa do quorum baixo. É que três ministros não participaram da decisão: Ellen Gracie e Eros Grau estão em missão oficial no exterior; e Joaquim Barbosa, de licença médica
Se a intervenção fosse decretada, o Congresso Nacional seria afetado: não poderia votar nenhuma Proposta de Emenda à Constituição enquanto durasse a medida.

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES