12/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara homenageia Euclides da Cunha

2009 foi transformado pela Academia Brasileira de Letras no “Ano Euclides da Cunha´. A Câmara dos Deputados também faz homenagem a um dos maiores escritores da literatura nacional. Quem passa pelo corredor de acesso ao plenário pode fazer uma viagem pela história. Euclides da Cunha e o livro "Os Sertões" serviram de inspiração para a exposição do artista plástico Otoniel Fernandes Neto.
O fim da monarquia foi um momento de grande agitação no Brasil. Libertação dos escravos, proclamação da República, eleições democraticas. Em meio a tantas mudanças, o imprevisto: um levante contra o novo regime liderado por nordestinos - a guerra de Canudos. O sertão, ignorado pelas elites do litoral e do sul, mostra a sua força. Homens que lutavam até a morte em nome de um ideal.
A realidade no país no final do seculo 19 e inicio do século 20, a história de Canudos, são retratadas com clareza pelo escritor e jornalista Euclides da Cunha, no livro “Os Sertões”. A Obra é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira. Euclides da Cunha morreu em 1909, aos 43 anos, assassinado pelo amante da mulher dele, mas “Os Sertões” mantêm viva a memória do escritor.
A exposição do artista plástico Otoniel Fernandes Neto pode ser visitada até 21 de agosto, de segunda a domingo, das 9 às 18h. A entrada é franca.

Creditos:
- Adriana Marcondes - repórter
- Otoniel Fernandes Neto - artista plástico

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES