11/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

11/08/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Deputados pedem mais recursos para combater nova gripe

Durante mais de três horas, deputados discutiram com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e com especialistas o que está sendo feito pelas autoridades de saúde para combater a nova gripe. A comissão geral instalada no plenário da Câmara foi palco de críticas, principalmente em relação à falta de recursos para a Saúde. O ministro e os médicos afirmaram que as medidas tomadas pelo Governo são acertadas.
O ministro da Saúde divulgou os números oficiais da nova gripe no país: 192 mortos. Média de mortalidade de 0,09% - índice abaixo do registrado na Argentina, Chile e Estados Unidos. Temporão explicou as ações do Governo e defendeu o uso racional do remédio que vem sendo prescrito para combater o vírus.
O presidente da Câmara, Michel Temer, anunciou que o Departamento Médico da Casa vai ter o medicamento em estoque para atender pacientes com sintomas do vírus H1N1.
Para o inverno do ano que vem o Brasil já deve contar com uma vacina contra o H1N1. O Instituto Butantan pretende disponibilizar 30 milhões de doses para pessoas de grupos específicos.
Durante o debate, os deputados criticaram a falta de recursos e defenderam a regulamentação da emenda 29, que destina dinheiro para a saúde. Também questionaram o preparo da rede pública no interior do país para lidar com a nova gripe. O ministro da Saúde e os especialistas aproveitaram a oportunidade para pedir calma à população.

Créditos:
- José Gomes Temporão - ministro da Saúde
- Reportagem - Mariana Przytyk
- Deputado Michel Temer (PMDB-SP) - presidente da Câmara
- Isaias Raw - presidente Fundação Butantã

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES