Participação Popular

Programas da TV Câmara

24/06/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/06/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular debate os limites para a meia-entrada

Na década de 1940 os estudantes conquistaram o direito de pagar meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Em 2003, as pessoas acima de 60 anos também passaram a se beneficiar do desconto. No entanto, não há lei federal que determine a quantidade de ingressos destinados à meia-entrada. O benefício é regulamentado por leis estaduais e municipais que se diferenciam, entre si, a respeito de quem, de fato, tem direito ao desconto. No Paraná, por exemplo, doadores regulares de sangue podem valer-se do ingresso mais barato. Já em Porto Alegre, menores de quinze anos munidos de documento de identidade também pagam meia. Na capital mineira, a cota de meia-entrada para estudantes é de 30% da lotação da casa onde será realizado o evento.

A medida provisória 2.208/2001 tirou a exclusividade da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) na emissão das carteirinhas que garantiam o desconto. A identificação como estudante e, consequentemente o direito à meia-entrada, passou a ser feita através de documento expedido pela própria instituição de ensino. Resultado: com a dificuldade de se averiguar a autenticidade dos documentos, houve um boom no número de "estudantes" nas praças de eventos.

Agora, o projeto de lei nº 188/2007, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), pretende regulamentar nacionalmente o benefício à meia-entrada. Aprovado no Senado no fim de 2008, o texto que está na Câmara dos Deputados prevê cota de 40% da carga total de ingressos destinada aos beneficiários do desconto. O projeto ainda estipula a adoção da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), conforme modelo único, confeccionada pela Casa da Moeda e emitida exclusivamente pela UNE, UBES, Associação Nacional de Pós-Graduandos, diretórios centrais de estudantes das instituições de ensino superior e pelas uniões estaduais de estudantes. Por fim, o texto ainda revoga a MP 2.208, em vigor desde 2001.

A UNE concorda com as normas de emissão das carteiras propostas pelo projeto de lei. No entanto, é contrária à criação de cotas. Para a entidade, mais importante do que limitar a venda da meia-entrada é devolver ao movimento estudantil a responsabilidade na emissão das carteiras.

O Participação Popular reuniu deputados, produtores culturais, um representante do movimento estudantil e artistas para discutir o assunto. Afinal, a meia entrada não é para criar o hábito cultural no jovem? Por que limitar? E quem vai fiscalizar se as empresas estão cumprindo a lei?

Participam do programa:

Dep.Chico Lopes(PCdoB-CE)

Dep.Pedro Fernandes(PSDB-MA)

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES