Participação Popular

Programas da TV Câmara

01/02/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/02/2024

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Solidão na Velhice - 01/02/24

O envelhecimento em si e a falta de disposição física; a saída dos filhos de casa, a viuvez, a ausência de entes queridos pelo abandono social ou até mesmo a aposentadoria não planejada e o preconceito-que chamamos de etarismo- são algumas das causas que levam ao sentimento de solidão na terceira idade.

A soma da idade e o sentimento de estar sozinho acabam impactando até mesmo o sistema imunológico e a saúde mental dessas pessoas, causando depressão e ansiedade.

Num país como o Brasil onde o número de idosos é crescente, representando 15,6% da população brasileira hoje e chegando até 30% em 2050, segundo o IBGE, precisamos conversar sobre os fatores ambientais e econômicos e achar saídas para o envelhecimento feliz e o acolhimento dos mais velhos na sociedade.

Convidados no estúdio:

  • Vicente Faleiros - Coordenador do Fórum Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa; Doutor em sociologia;
  • Leides Barroso - Coordenadora do Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo (GTESP) da Universidade de Brasília; -

Via zoom:

  • Deputado Federal Luciano Ducci (PSB-PR) autor do PL 2067/2022 - Tipifica a conduta daquele que deixa de comunicar à autoridade pública a prática de violência contra idoso. Autor também dos PLs 4155/15; 1432/19 e 1386/22, relacionados aos direitos da pessoa idosa.

LINK 1

  • Repórter: Cláudio Ferreira
  • Produtora: Yasmim Valois
  • Local: Associação de Idosos de Taguatinga

LINK 2

  • Repórter: Flávia Espíndola - TVALERJ
  • Local: Rio de Janeiro / bairro de Copacabana

Apresentadora: Vania Alves
Direção: Iroã Simões
Produção: Tânia Paula

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES