Participação Popular

Programas da TV Câmara

15/04/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/04/2009

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular debate formas de combater a poluição sonora

A população sempre reclama da poluição dos rios e do ar, mas faz pouco barulho para protestar contra a poluição sonora. Não existe no Brasil uma norma específica com valores absolutos de níveis de ruído prejudiciais. Mas já se sabe que os emissões sonoras a partir de 45 decibéis podem ser nocivas à saúde humana de forma geral, superando os danos ao aparelho auditivo. A partir de 55 dB pode-se considerar uma fonte sonora como incômodo. Se este nível de ruído permanecer por um período de tempo longo, a produção pessoal pode cair e a sensação de mal-estar de quem está submetido a esta fonte sonora pode aumentar significativamente. Emissões sonoras entre 60 a 75 dB produzem estresse físico. As doenças mais comuns causadas pelo estresse do barulho são problemas do coração e úlcera.

O Participação Popular destaca os projetos em tramitação na Câmara que prometem estabelecer critérios para a emissão de sons e ruídos em locais residenciais; mostra a poluição sonora nas grandes cidades e dentro de casa; e debate o que é possível fazer para poupar nossos ouvidos dos ruídos que incomodam.

O deputado gaúcho Paulo Roberto, com sua experiência de apresentador de rádio e televisão, e o deputado catarinense José Carlos Vieira, que já foi secretário de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano em Joinville, discutem esse assunto com especialistas, autoridades, gente que gosta de som alto e gente que gosta de silêncio.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES