08/04/2009
Participação Popular discute formas de tornar os carros mais seguros
O presidente Lula sancionou em março de 2009 a lei que obriga os carros vendidos no País (inclusive os importados) a terem como item de segurança o airbag para o condutor e passageiro dianteiro. Os carros que estão em circulação não precisam fazer a adequação. A exigência, de acordo com o texto, será progressivamente incorporada aos novos projetos de automóveis fabricados ou importados a partir do primeiro ano após a definição, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), das especificações técnicas pertinentes e do respectivo cronograma de implantação.
O Participação quer saber se a exigência basta para aumentar a segurança nos carros. Especialistas estimam que de 15% a 25% dos veículos vendidos no Brasil tenham o dispositivo. O airbag duplo e o freio ABS são obrigatórios desde 1998 para os carros produzidos e vendidos na comunidade europeia. Nos EUA, essa exigência vigora desde 1995. Segundo o NHTSA (instituto de segurança de trânsito dos EUA), entre 1987 e 2007, o airbag frontal salvou 15.967 vidas em acidentes graves naquele país. Agora, os governos dos países europeus, dos EUA e do Japão planejam tornar obrigatório o ESP (controle de estabilidade) - que evita que o carro derrape numa curva.