18/12/2012 20:53 - Educação
18/12/2012 20:53 - Educação
Deputados debateram a reforma do ensino médio em audiência pública. A formação dos professores e as alterações curriculares foram as principais mudanças discutidas. A representante do Movimento Todos Pela Educação, Wanda Engel, destacou que a permanência ainda é o maior desafio do ensino médio, apesar da ampliação do acesso. Segundo Wanda, por ano, apenas 50% dos jovens que ingressaram no segundo grau conseguem concluir esse nível de ensino. A educadora acredita que a redução da pobreza passa pela reforma do ensino médio.
"A grande questão é que hoje, no atual estágio da sociedade brasileira, no atual estágio do desenvolvimento econômico, em uma sociedade do conhecimento, o ensino médio é fundamental. Hoje, para você ser porteiro, para qualquer profissão, para qualquer campo de trabalho, no mínimo, você precisa de um ensino médio. Então, nós temos hoje o ensino médio praticamente como passaporte mínimo de entrada no mercado de trabalho"
Para o deputado José Linhares, do PP do Ceará, um ensino médio melhor precisa de professores que sejam valorizados.
"Então, o que eu acho é que não adianta nós querermos fazer a reforma do ensino médio se nós não colocarmos a ênfase no professor. Hoje, o curso de pedagogia não tem nenhum estímulo. Quem não dá para nada vai fazer pedagogia. Então, realmente, degenerou-se"
Além disso, a deputada Professora Dorinha, do DEM do Tocantins, lembrou que muitos professores não possuem formação específica para a disciplina que oferecem.
"A maioria das cidades brasileiras com cinco mil, seis mil habitantes, o ensino médio lá não dá para ter um professor formado em física para dar aula só de física. Ele vai ter o quê? Seis aulas semanais, oito, dez, ele vai viver de quê? Ele acaba pegando outras disciplinas, ou o que é pior, um professor de matemática que dá aula de física, ou um engenheiro que pega aquilo como bico"
No ano que vem, a comissão especial continua os debates sobre o tema, promovendo audiências públicas nos estados para discutir a reforma do ensino médio.
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