Painel Eletrônico

Integrante do GT da reforma tributária, deputado Vitor Lippi estuda experiências internacionais na área

04/05/2023 -

  • Entrevista - Dep. Vitor Lippi (PSDB-SP)

Membros do grupo de trabalho da reforma tributária estão em Paris, França, na sede da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, para estudar os sistemas tributários de outros países. Participante do colegiado, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) aponta que o país deve caminhar para a instituição de um tributo, possivelmente chamado de Imposto sobre Valor Agregado, para simplificar a cadeia tributária, da mesma forma que já é praticada por perto de 90% das nações.

Ao mesmo tempo, o parlamentar aponta que alguns setores devem receber tratamento adequado, como a saúde, educação, alimentação, construção civil, mas também sobre produtos como tabaco e bebidas. Vitor Lippi também ressalta que é preciso levar em conta as características próprias do Brasil e suas realidades regionais.

Na visão do parlamentar, o Brasil tem perdido espaço no cenário econômico mundial nos últimos anos, mesmo tendo vantagens competitivas que vão desde a posição geopolítica estratégica até a população, área territorial, potencial energético e mineral, além da produção agropecuária. Para ele, o sistema tributário deve facilitar o desenvolvimento de setores como a indústria, ao contrário do que vem acontecendo na última década, com o fechamento de 10% do parque industrial e a extinção de milhares de postos de trabalho.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.