Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Composição do novo Congresso Nacional eleito em primeiro turno deve influenciar na condução do governo

27/10/2022 -

  • Entrevista - Leonardo Barreto

Qualquer que seja o presidente eleito em segundo turno, a composição do novo Congresso Nacional, eleita no início de outubro e que assume em fevereiro de 2023, vai ter influência sobre a condução do futuro governo federal, de acordo com a análise do cientista político Leonardo Barreto. O especialista observa que no atual ciclo legislativo, o Parlamento se apropriou de prerrogativas presentes na Constituição Federal mas nunca antes adotado por deputados e senadores.

Caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja eleito, Leonardo Barreto observa que as condições políticas serão diferentes de seus primeiros dois mandatos, pelo controle maior que o Congresso Nacional exerce sobre o Orçamento Geral da União, dependendo menos do Poder Executivo para manter sua base eleitoral. Já uma eventual reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro segundo ele, vai representar a continuidade de uma relação que já vem acontecendo no atual governo, no que chamou de um modelo do coabitação.

Por outro lado, o cientista político avalia que o novo protagonismo do Parlamento vai representar uma mudança na capacidade técnica, aliada à força política de deputados e senadores, especialmente no que se refere a ter mais conhecimento sobre os mecanismos do Orçamento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo