Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Canal Comprove, que confere a veracidade de notícias relacionadas à Câmara, completa três anos

12/09/2022 -

  • Entrevista - Ana Marusia Lima

Nos três anos de existência, o canal Comprove, da Câmara dos Deputados, auxilia o cidadão a verificar se uma notícia recebida é verdadeira, falsa ou imprecisa. Coordenadora do serviço, a servidora da Casa Ana Marusia Lima aponta que as fake news criam uma série de entraves à própria atuação do Parlamento, por gerarem um clima de desconfiança e incerteza, e principalmente medo sobre eventuais resultados de propostas divulgadas.

Ela cita como exemplo a pandemia, em que foram compartilhados conteúdos noticiosos falsos num momento em que toda a população estava assustada pela dimensão das infecções e mortes, inclusive uma suposta matéria dizendo que a polícia entraria na casa das pessoas para comprovar se estavam usando máscara.

Para utilizar os serviços do Comprove, o cidadão pode enviar o link ou a foto de uma suposta notícia, que passa por um processo de triagem e é, em seguida, encaminhado para a assessoria de imprensa da Câmara. A equipe entra em contato, então, com os órgãos responsáveis da Casa para descobrir se a notícia é factual, falsa ou imprecisa, e responde ao cidadão com um card que pode ser compartilhado e divulgado. O número do Comprove, que não atende ligações, é (61) 99660-2003.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo