Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Luísa Canziani: proposta que autoriza o homeschooling deve estar em harmonia com sistema de educação

19/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Luísa Canziani (PSD-PR)

Relatora do projeto que autoriza o ensino domiciliar no Brasil, a deputada Luisa Canziani (PSD-PR) acrescentou uma série de exigências no texto para manter o vínculo das crianças em homeschooling com o sistema de educação. Entre eles, que a criança ou do adolescente esteja matriculada em uma instituição de ensino; que pelo menos um dos pais tenha curso superior ou educação tecnológica; que o conteúdo previsto na Base Nacional Comum Curricular seja cumprido; que sejam apresentados relatórios trimestrais de desempenho e realizados encontros semestrais das famílias; e que o aluno esteja vinculado a um professor tutor.

A parlamentar destaca que o principal objetivo da proposta é dar segurança jurídica às famílias que optarem pelo modelo, assumindo o papel de educar formalmente os seus filhos.

Por outro lado, Luisa Canziani reitera que a escola é um importantíssimo espaço de troca social, contribuindo para o desenvolvimento das competências socioemocionais das futuras gerações, mas ressalva que não é o único ambiente para o crescimento das crianças e adolescentes. Ela destaca ainda que a Câmara tem compromisso com a educação, através de projetos que valorizam a escola regular e especialmente o ensino público, com o andamento de propostas como o Sistema Nacional de Educação.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE