Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alice Portugal: Prêmio vai trazer reconhecimento à pesquisa científica realizada pelas mulheres

25/04/2022 -

  • Entrevista - Dep. Alice Portugal (PCdoB-BA)

Vai até este dia 29 o prazo para os deputados indicarem candidatas ao Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburguer, que será concedido a três cientistas que se destacarem em pesquisas nas áreas de ciências exatas, naturais e humanas. Autora da proposta para criação do diploma, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) explica que as mulheres, ao longo da história, participaram ativamente de descobertas científicas mas não obtiveram o reconhecimento devido.

No Brasil, ela cita, como avanços recentes promovidos por mulheres, a autoria de pesquisa que descobriu o genoma do coronavírus, e também o desenvolvimento de vacinas contra o vírus, e aponta ainda que as áreas de atuação passam também por avanços nas ciências sociais, segurança alimentar, agricultura e matemática. A iniciativa leva o nome da pesquisadora que foi graduada pela Universidade de São Paulo e coautora de artigo científico da primeira edição da revista Physical Review Letters, em 1958.

Cada deputado poderá indicar uma cientista para concorrer ao prêmio, e os nomes apresentados serão avaliados por um conselho deliberativo formado por parlamentares e com a participação de entidades ligadas à pesquisa científica no Brasil.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE