Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Arnaldo Jardim: Cooperativas podem atingir 20% do sistema de crédito nos próximos 10 anos

06/10/2021 -

  • Entrevista - Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

Projeto que regulamenta o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo pode aumentar a participação do setor na oferta de crédito para até 20% do mercado, contra os perto de 8% atuais. O texto foi elaborado a partir de conversas de parlamentares da frente cooperativista com representantes do setor e também do Banco Central, e foi encampado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que propõe um sistema mais ágil de prestação de contas, desregulamentação interna nas cooperativas e transparência no sistema de gestão.

Segundo o congressista, o crédito cooperativo atrai por seu perfil local, já que está presente em 50% dos municípios brasileiros, especialmente nas pequenas localidades, e também por estar concentrado em operações de pequena e média monta. Além disso, os resultados são redistribuídos entre os cooperados, resultando numa incidência financeira imediata na economia local.

Desta forma, Arnaldo Jardim observa que o cooperativismo de crédito representa uma relação entre pessoas que se conhecem, e não simplesmente uma questão de números, mesmo já tendo avançado nos últimos anos em termos de profissionalização administrativa e avanços tecnológicos.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE