Rádio Câmara

Salão Verde

Mudanças climáticas incontestáveis

Mudanças climáticas incontestáveis

12/10/2020 - 12h00

  • Mudanças climáticas incontestáveis

Salão Verde detalha alguns dados incontestáveis das mudanças climáticas agravadas pela ação humana. No Brasil, a cientista responsável pelo Laboratório de Gases de Efeito do Estufa do INPE quantifica o papel do desmatamento amazônico na redução de chuva e no aumento da temperatura no bioma, com reflexos em outras regiões do país. E denuncia: entre 2010 e 2017, a floresta amazônica emitiu mais carbono do que absorveu. No exterior, a ciência acaba de medir o recorde de 54°C em Death Valley, na Califórnia, e também registrou 33 dias a mais de estação seca na América do Sul nos últimos 35 anos (1979/2013). No quadro “GeoLógicas”, conheça o Índice Global de Risco Climático, criado pelo observatório alemão GermanWatch para medir o nível de exposição e vulnerabilidade de 168 países a eventos climáticos cada vez mais extremos e frequentes.

Pontos de vista nesta edição: Luciana Gatti, coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); climatologista Carlos Nobre, cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e Cláudio Ângelo, um dos coordenadores do Observatório do Clima.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.