Rádio Câmara

Salão Verde

Educação climática 1: governo e parlamento

Educação climática 1: governo e parlamento

14/08/2023 - 12h00

  • Educação climática 1: governo e parlamento

Salão Verde terá duas edições seguidas sobre educação climática, a estratégia defendida por ambientalistas e educadores para superar o longo atraso de medidas efetivas de contenção das rápidas e intensas mudanças nos padrões de clima. O primeiro programa traz iniciativas no Parlamento e no governo federal. A Câmara dos Deputados analisa, em conjunto, cerca de 50 projetos de lei (PL 479/15 e apensados) sobre o tema, inclusive com a previsão de um Programa Nacional de Educação Climática nas Escolas. Outras propostas tentam incluir o tema climático na Lei sobre Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99), em vigor desde 1999, e no Plano Nacional de Educação (PNE), que passará por revisão em breve. As bases de uma educação climática também mobilizam gestores de vários ministérios, já preocupados com a formação de professores e os reflexos curriculares.

Pontos de vista nesta edição: Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES/MEC); Camila Gramkow, consultora do Observatório Parlamentar de Mudança Climática e Transição Justa (OPCC); Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima; Neusa Helena Barbosa, analista do Ministério do Meio Ambiente; e Suliete Baré, diretora do departamento de justiça climática do Ministério dos Povos Indígenas. Deputados: Weliton Prado (Solidariedade-MG) e Tarcísio Motta (Psol-RJ).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.