Rádio Câmara

Com a Palavra

Participação feminina no parlamento permanece abaixo dos 10%

09/07/2014 - 09h41

  • Participação feminina no parlamento permanece abaixo dos 10%

Reprodução/TV Câmara
VT Sonora Jô Moraes
Jô Moraes: "não basta ser mulher para ter compromisso com a luta da mulher".

Desde a conquista do voto feminino no Brasil, as mulheres garantiram lugar em diversas áreas da sociedade, antes ocupadas apenas por homens. Esse crescimento, porém, não foi o mesmo na política parlamentar do país. No Brasil, a participação feminina no parlamento permanece abaixo dos 10%. Já no resto do mundo, a atuação de mulheres parlamentares chega à marca de 22%.

Para discutir o assunto, o Com a Palavra conversou com a coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG). Para a deputada, não basta ser mulher para ter compromisso com a luta da mulher e para mudar a realidade política brasileira, pois muitas mulheres ainda apresentam uma visão machista da sociedade. Por outro lado, a mulher que possui uma visão moderna e avançada da sociedade acumula qualidades particulares em comparação aos homens, possuindo maior capacidade de se dedicar aos problemas cotidianos, como os referentes à saúde e à educação, defende Jô Moraes.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.