Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado Júlio César lança livro sobre as desigualdades no mundo e no Brasil

27/04/2018 - 12h31

  • Deputado Júlio César lança livro sobre as desigualdades no mundo e no Brasil

O Com a Palavra entrevistou o deputado Julio César, do PSD do Piauí. Ele é autor do livro "O Brasil e o mundo em dados comparativos", que foi lançado em segunda edição, na última quarta-feira, na Câmara dos Deputados.

Na entrevista o deputado explicou que a publicação é um levantamento detalhado de informações sobre as desigualdades no mundo e no Brasil. O livro traz uma análise de números absolutos, relativos e per capita por regiões, estados e municípios brasileiros nos aspectos econômico, orçamentário, financeiro e social. A publicação tem 446 páginas e foi produzida em dois anos de pesquisas.

Em um ranking de 140 países o Brasil é o 10º mais desigual. O deputado Júlio César afirma que as desigualdades no Brasil vão diminuir quando o governo investir no Nordeste, com a reativação do Finor (Fundo de Investimento do Nordeste); a renegociação do passivo dos produtores rurais, já aprovado na Câmara; o fim da guerra fiscal; e uma ampla reforma tributária.

O deputado destaca que, no Brasil, os impostos não distinguem pobres e ricos. 50% de toda a receita obtida com tributos vem do consumo de bens e serviços. Impostos sobre patrimônio e renda correspondem por apenas 25,4% da receita tributária e o os lucros e dividendos não são tributados.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.