Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputados repudiam notícia do New York Times contra Lula.

10/05/2004 - 00h00

  • Deputados repudiam notícia do New York Times contra Lula.

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputados repudiam notícia do New York Times contra Lula
LOC- Audiência pública vai debater conflito em Rondônia
LOC- Frente cobra aplicação de recursos na saúde
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O coordenador da Frente Parlamentar da Saúde, RAFAEL GUERRA, do PSDB mineiro, assegurou que a frente continua empenhada em garantir que os recursos orçamentários da saúde sejam efetivamente aplicados.
LOC- O deputado reclama que o reajuste para as verbas previstas para a saúde em 2005 deve ser de apenas cinco por cento. Ele adverte que as tabelas do SUS estão defasadas em 100 por cento, o que pode agravar a crise no atendimento.
LOC- RAFAEL GUERRA conclama a sociedade a participar da campanha que a frente está lançando em defesa da qualidade da atenção hospitalar no SUS e espera que o Governo apresente uma proposta para resolver o problema.
LOC- JORGE GOMES, do PSB, registrou denúncia do Ministério Público contra hospital gerenciado pelo governo de Pernambuco, para que seja esclarecida a paralisação de elevadores e a inadequação da UTI, improvisada na sala de emergência.
LOC- JORGE GOMES lembra que a instituição já foi denunciada outras vezes por entidades médicas.
LOC- OLIVEIRA FILHO, do PL do Paraná, parabenizou os profissionais do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, pela realização do centésimo transplante pediátrico. O hospital é responsável por quase 25 por cento dos transplantes feitos em crianças no país.
LOC- WALTER FELDMAN, do PSDB, registrou os sessenta anos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e informou que, em comemoração à data, o Governador Geraldo Alckmin anunciou a retomada das obras do Instituto Doutor Arnaldo.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Invasões de terra podem afastar investidores estrangeiros
LOC- JOSÉ CARLOS ARAUJO, do PFL, está preocupado com as invasões de terra na Bahia, porque não são apenas os integrantes do MST que estão invadindo terras produtivas. Os sem-teto engrossam as invasões, gerando mais apreensão.
LOC- JOSÉ CARLOS ARAUJO enfatiza que o Presidente Lula precisa agir para evitar que os investimentos estrangeiros deixem o país por conta da instabilidade no meio rural.
TEC- SONORA ( 29”) – José Carlos Araújo: “Porque há um exemplo muito claro na Bahia, quando uma grande empresa de celulose, que produz celulose, que está investindo 1,250 bilhão de dólares na Bahia, que vai gerar 12 mil e 500 empregos no município de Eunápolis e na região de Porto Seguro, estiveram os empresários suecos com o presidente Lula e tiveram a garantia de todo o apoio do governo”.
LOC- O deputado observa que oito meses após esse encontro, as invasões de terra aumentaram, e registra que o governo havia garantido, inclusive, linhas de financiamento do BNDES para as empresas que estavam investindo na Bahia.
LOC- Segundo JOSÉ CARLOS ARAÚJO, estão previstas, para o dia doze de maio, invasões de habitações pelos sem-teto e, entre os dias dezessete e 21, a realização do Grito da Terra em Brasília.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Novo salário mínimo é o maior dos últimos anos, diz deputada
LOC- ANGELA GUADAGNIN, do PT paulista, apresentou tabela que mostra a evolução do salário mínimo, de 1995 a 2004, descontada a inflação medida pelo IPCA no período, e revela que o aumento concedido é o maior já registrado até agora.
LOC- GUADAGNIN explicou que, se observado o período anterior, poucos foram os anos em que houve aumento real e que não houve nenhum reajuste acima da inflação.
LOC- DANIEL ALMEIDA, da Bahia, comunicou que a bancada do PCdoB apresentou duas emendas estabelecendo o salário mínimo em 280 reais e critérios para recuperar seu poder de compra nos próximos anos.
LOC- DANIEL ALMEIDA reconhece a importância do piso como referencial para a economia e ressalta que os críticos do governo de hoje foram os administradores do país nas últimas décadas e mantiveram o salário mínimo em patamares baixos.
LOC- CHICO ALENCAR, do PT fluminense, afirmou que os que controlaram a política nos últimos oito anos não têm o direito de exigir um aumento maior para o salário mínimo.
LOC- Para CHICO ALENCAR, eles são os responsáveis pela atual situação, pois adotaram a política do Estado mínimo, privatizando o patrimônio público e aprofundando as desigualdades sociais.
LOC- WALTER PINHEIRO, do PT da Bahia, concorda. Ele afirma que os que hoje condenam o pequeno valor do salário mínimo não lançaram as bases para uma política econômica decente e pioraram as condições sociais do país.
LOC- Mas WALTER PINHEIRO entende que o novo valor ainda pode ser aumentado e espera que a questão seja debatida com coragem.
LOC- Já o deputado cearense MAURO BENEVIDES destacou que o valor de 260 reais frustrou todas as expectativas dos trabalhadores e comunicou que o PMDB vai entregar proposta para que o salário mínimo fique em trezentos reais.
LOC- MAURO BENEVIDES entende que esse patamar pode ser alcançado por meio de ajustes orçamentários e confia que o Presidente Lula vai rever a medida.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado apóia comissão mista sobre salário-mínimo
LOC- CORIOLANO SALES, do PMDB baiano, manifestou apoio à comissão mista que vai analisar a medida provisória que define o valor do salário mínimo a partir de maio deste ano.
LOC- Ele também defendeu a remuneração de trezentos reais, para aumentar o poder de compra dos trabalhadores. O deputado ainda citou nota do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, intitulada “O Salário da Infidelidade”.
LOC- Segundo CORIOLANO SALES, o artigo expressa a falta de visão social e de compromisso do governo Lula, que ameaça a cidadania e a soberania, colocando o país na dependência e no atraso.
LOC- ZICO BRONZEADO, do PT do Acre, garantiu que o governo Lula tem se esforçado para conceder um salário justo, mas adverte que é preciso lembrar que o presidente recebeu um país que deve mais de um trilhão de reais.
LOC- ZICO BRONZEADO criticou ainda o Senado Federal, por derrubar a medida provisória que proibia o funcionamento dos bingos.
LOC- HAMILTON CASARA, do PSB de Rondônia, salientou a importância do salário mínimo na microeconomia, que promove a circulação da moeda e contribui para a geração de mais emprego.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ZELINDA NOVAES, do PFL baiano, lembrou que desde 1940 o Primeiro de Maio é o dia nacional de reajuste do salário mínimo.
LOC- ZELINDA NOVAES lamentou que este ano, no entanto, o índice esteja aquém das necessidades do trabalhador, comprovando que a intenção do Governo Lula de dobrar o valor do mínimo até o final do seu mandato está cada vez mais distante.
LOC- JOÃO BATISTA, do PFL de São Paulo, lamentou o pequeno reajuste para o salário-mínimo, e não concorda com o acréscimo no salário-família, que vai beneficiar poucos trabalhadores.
LOC- JOÃO BATISTA sugeriu que esses recursos sejam aplicados na ampliação do Bolsa-Escola, que combate a pobreza ao mesmo tempo que garante o acesso à educação.
LOC- PEDRO FERNANDES, do PTB do Maranhão, também condena a proposta do governo de melhorar a renda do trabalhador aumentando o salário família.
LOC- Segundo PEDRO FERNANDES, a medida é uma forma de impedir que o índice de reajuste do salário mínimo seja repassado às aposentadorias.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputada pede negociação com servidores em greve
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA, do PT do Acre, lembrou que, a partir de hoje, chegam a Brasília mais de 800 mil servidores federais em greve. Solidária aos grevistas, ela espera que haja maior habilidade nas negociações.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA conbtou que, junto com os deputados Daniel Almeida e Vanessa Grazziotin, propôs na Comissão de Trabalho a criação de um grupo de acompanhamento das greves do servidores para buscar soluções viáveis.
LOC- ANTONIO CARLOS MENDES THAME, do PSDB paulista, aponta a inflexibilidade do Governo Lula com os servidores públicos, por não enviar o projeto de reajuste salarial da categoria.
LOC- Para MENDES THAME, o Governo que deveria ser social e voltado às reivindicações populares se destaca pela falta de autoridade e desrespeito as leis, inviabilizando a geração de renda e emprego.
LOC- POMPEO DE MATTOS, do PDT, lamentou que o discurso do Presidente Lula tenha se modificado e condenou medidas tomadas após a eleição e que considera prejudiciais para o trabalhador.
LOC- O parlamentar gaúcho citou a reforma da Previdência, que retirou direitos dos servidores e pensionistas e taxou os aposentados; a falta de atualização das tabelas do Imposto de Renda; e o novo salário mínimo, que considera irrisório.
LOC- POMPEO DE MATTOS também alertou para a intenção do governo de desvincular as aposentadorias do mínimo, para permitir que sejam pagos proventos menores que os atuais.
LOC- ZÉ LIMA, do PP paraense, afirmou que para registrar a real situação de penúria da sociedade, o IBGE deveria adotar como base para suas pesquisas o interior do país, onde a maioria da população vive com o salário mínimo.
LOC- ZÉ LIMA denunciou que o PT voltou a fazer promessas de acabar com o desemprego, visando as eleições municipais, para permanecer no poder.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- DOUTOR ROSINHA, do PT, espera que seja aprovado o parecer do deputado Tarcísio Zimmermann favorável à Proposta de Emenda à Constituição que determina a desapropriação de terras onde for constatado trabalho escravo.
LOC- DOUTOR ROSINHA ainda denunciou que as prefeituras de Jandaia do Sul e Foz do Iguaçu, no Paraná, estão pressionando os servidores a abandonar os sindicatos e se recusando a fazer o desconto para as entidades.
LOC- CARLOS NADER, do PFL fluminense, não acredita que o recrutamento de jovens para as Forças Armadas como forma de amenizar os impactos gerados pelo desemprego, seja possível.
LOC- Ele recorda que os rapazes terão de completar 18 anos para o ingresso e enfatiza que é preciso tirar os jovens das condições em que eles vivem.
LOC- Para CARLOS NADER, é mais útil para as futuras gerações aumentar os investimentos em saúde e educação; e na construção de casas populares.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PMDB fluminense, registrou a comemoração, do Dia do Empregado Doméstico, 27 de abril, e pediu apoio para o projeto de sua autoria que prevê a concessão do salário desemprego para esses trabalhadores.
LOC- NELSON PELLEGRINO, do PT baiano, disse que os trabalhadores domésticos não têm o que comemorar, porque, além de trabalharem, muitas vezes, em condições precárias, não têm seus direitos trabalhistas respeitados.
LOC- Mas NELSON PELLEGRINO ressalva que os trabalhadores domésticos estão começando a se organizar em sindicatos, para combater a exploração e a informalidade.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados repudiam notícia do New York Times contra Lula
LOC- NILSON MOURÃO, do PT do Acre, repudiou matéria publicada no jornal The New York Times, denegrindo a imagem do presidente Lula que, segundo a matéria estaria bebendo demais.
LOC- Ele acusa os Estados Unidos de apoiarem a tentativa da oposição de desestabilizar o governo. NILSON MOURÃO lamentou a oposição desleal ao governo Lula, que já enfrenta dificuldades na administração do país.
LOC- Também ZICO BRONZEADO, do PT do Acre, condenou a matéria do New York Times, afirmando que o presidente Lula está pagando um preço alto para manter seu estilo de vida simples.
LOC- ZICO BRONZEADO ainda elogiou a decisão de permitir a atuação das Forças Armadas no combate aos traficantes no Rio de Janeiro.
LOC- LUIZ COUTO, do PT, rechaçou a reportagem do jornal The New York Times, sobre a imagem distorcida que faz do Presidente Lula. Segundo ele, a reportagem merece resposta imediata e contundente do governo.
LOC- LUIZ COUTO também criticou a falta de compromisso da Secretaria de Saúde da Paraíba, que não estaria repassando os medicamentos de uso contínuo aos pacientes carentes.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- MAURO PASSOS, do PT catarinense, desqualifica as críticas da oposição ao Governo Lula. Ele destaca que o governo FHC deixou uma dívida pública dez vezes maior que a existente em 1994.
LOC- Além disso, salientou MAURO PASSOS, a gestão do PSDB foi responsável pela venda de setenta por cento do patrimônio público através da privatização de empresas estatais.
LOC- O paraense NÍCIAS RIBEIRO, entretanto, assegura que o PSDB tem condição de criticar o governo Lula porque conseguiu estabilizar a economia e obter avanços na área social.
LOC- Segundo NÍCIAS RIBEIRO, o PSDB criou os Programas Bolsa Escola Federal, Bolsa Alimentação, Vale Gás e o de Erradicação do Trabalho Infantil, que receberam nomes diferentes na atual administração.
LOC- JOÃO FONTES, de Sergipe, criticou o governo Lula e sua equipe pela política adotada na atual administração, que contraria o discurso proferido enquanto eram oposição.
LOC- JOÃO FONTES cita a cobrança dos inativos, o reajuste do salário mínimo e as precárias medidas para socorrer as vítimas das enchentes, como marca da mudança de postura do governo do PT.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer mudanças na forma de explorar a Amazônia
LOC- HENRIQUE AFONSO, do PT do Acre, defendeu mudanças no atual modelo de exploração da Amazônia, para que seja garantido o controle das riquezas da região pelo Brasil e a promoção do desenvolvimento sustentável do país.
LOC- HENRIQUE AFONSO lembra que a Amazônia Legal representa mais da metade do território brasileiro, e conta com a maior biodiversidade do planeta, reservas minerais e hídricas, e alternativas energéticas.
LOC- NILTON CAPIXABA, do PTB, relatou a história da colonização em Rondônia, lembrando que, das mais de cem mil famílias assentadas pelo Incra na Amazônia, mais da metade foram instaladas no estado.
LOC- NILTON CAPIXABA ainda afirmou que a criação de novos municípios deve estar voltada para os interesses da população.
LOC- GERALDO RESENDE, do PPS sul-mato-grossense, participou do ato público promovido pelo prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, para o lançamento de 179 obras que estarão concluídas e pagas até o final deste ano.
LOC- Segundo GERALDO RESENDE, as obras integram a última etapa do “Projeto 800 obras, 8 anos” na administração de Campo Grande, e que reduziu o número de favelas para apenas três, naquela cidade.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- LUIZ CARREIRA, do PFL baiano, cobrou do Ministério dos Transportes a sinalização e recuperação das estradas da região de Coroa Vermelha. Ele registrou que as precárias condições causaram a morte de um índio por atropelamento.
LOC- LUIZ CARREIRA também denunciou o descaso da Funai com as reservas de índios como a dos pataxós, que tem sofrido invasões e prejuízos ambientais.
LOC- JOSÉ CARLOS MACHADO, do PFL, pediu ao Presidente Lula para acionar o Ministério dos Transportes e finalizar as obras da BR 101 em Sergipe. Ele advertiu que as obras vêm sendo interrompidas desde 1997.
LOC- REINALDO BETÃO, do PL, parabenizou a Companhia Docas do Rio de Janeiro, que vai passar a gerir cinco portos do Estado Rio, Sepetiba, Angra dos Reis, Cabo Frio e Niterói.
LOC- REINALDO BETÃO cobrou mais investimentos nos portos fluminenses para impulsionar o desenvolvimento econômico.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- PROFESSORA RAQUEL TEIXIEIRA, do PSDB goiano, apresentou projeto que prevê a adoção do dia seis de maio, data do nascimento de Malba Tahan, como o Dia da Matemática.
LOC- PROFESSORA RAQUEL TEIXIERA enfatizou a importância da Matemática como meio para o desenvolvimento científico e tecnológico e para o aperfeiçoamento intelectual de jovens. A data já é comemorada no Rio de Janeiro e em São Paulo.
LOC- JANDIRA FEGHALI, do PCdoB, registrou os 110 anos de Ipanema, no Rio de Janeiro, lembrando as manifestações culturais nascidas no bairro, como a Bossa Nova e o Cinema Novo.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado denuncia mudança no Proagro em Sergipe
LOC- JACKSON BARRETO, do PTB, protestou contra a exclusão de 75 municípios de Sergipe do Proagro, incluindo todos os do semi-árido, que dependem quase que exclusivamente da agricultura de subsistência.
LOC- JACKSON BARRETO também contestou o projeto de zoneamento agrícola do governo. Ele destaca que Poço Verde, um dos principais produtores de feijão do nordeste, recebeu financiamento apenas para o plantio de milho.
LOC- ROBÉRIO NUNES, do PFL da Bahia, manifestou preocupação com a situação dos agricultores de Macaúbas. Ele esteve na cidade no final de março, quando se reuniu com as autoridades locais e representantes da zona rural.
LOC- Ele explica que a seca não permitiu a colheita e agora os agricultores acumulam dívidas impagáveis. ROBÉRIO NUNES pediu solução ao governo e aos bancos do Brasil e do Nordeste.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- FERNANDO FERRO, do PT, representou a Câmara em Santiago no Chile durante seminário sobre energias renováveis.
LOC- Segundo o deputado pernambucano, o programa do biodiesel do governo, como parte do desenvolvimento sustentável, está se tornando uma referência para o continente. FERNANDO FERRO foi convidado para apresentar a experiência brasileira na Alemanha.
LOC- VICENTINHO, do PT paulista, defendeu projeto de sua autoria que isenta micro e pequenas empresas de impostos federais por um ano.
LOC- VICENTINHO anunciou ainda o lançamento, sábado passado, em São Bernardo, da Cartilha do Idoso, uma versão simplificada do Estatuto do Idoso, aprovado pela Câmara.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Audiência pública vai debater conflito em Rondônia
LOC- A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública na quarta-feira, sobre o conflito ocorrido entre índios Cintas-Largas e garimpeiros na Reserva Roosevelt, em Espigão d´Oeste.
LOC- O requerimento para a realização da audiência é do deputado NILSON MOURÃO, do PT do Acre.
LOC- O conflito na reserva deve ser denunciado formalmente na Organização dos Estados Americanos, conforme anunciou o deputado ALBERTO FRAGA, do PTB do Distrito Federal.
LOC- ALBERTO FRAGA afirma que o mundo precisa saber o que aconteceu na reserva Roosevelt.
LOC- Já o deputado ENÉAS, do PRONA paulista, quer a intervenção das Forças Armadas na região de conflito entre garimpeiros e índios, em Rondônia. Segundo ele, o que ocorreu foi um verdadeiro massacre, que precisa ser apurado.
LOC- ENÉAS condenou a forma como o caso vem sendo tratado pelo governo e questionou a proibição da entrada de autoridades na reserva, como se não pertencesse ao território nacional.
LOC- Enquanto isso, MIGUEL DE SOUZA, do PL de Rondônia, propõe a criação de uma Comissão para regulamentar os artigos da Constituição sobre exploração mineral em reservas indígenas.
LOC- Segundo ele, a Constituição de 1988, proíbe a exploração de minérios nas reservas, tanto por índios quanto por garimpeiros, mas previa regulamentação posterior.
TEC- SONORA (16”) – Miguel de Souza: “Nós queremos agora, acelerar essa regulamentação. Se nós formos para os trâmites normais, num assunto tão polêmico como este, e que for passar pela liturgia do Regimento, em várias comissões, nós vamos demorar tempo e vai morrer muito mais garimpeiros e talvez índios também”.
LOC- Para MIGUEL DE SOUZA, a regulamentação vai permitir que os índios possam usufruir das riquezas em suas terras e o governo, através dos impostos, também terá retorno e poderá investir no desenvolvimento dessas regiões.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- CHICO RODRIGUES, do PFL de Roraima, advertiu que a demarcação de uma área contínua para a reserva indígena Raposa-Serra do Sol pode abrir caminho para os interesses internacionais na fronteira norte do país.
LOC- O território indígena, ressaltou CHICO RODRIGUES, vai retirar um milhão e 600 mil hectares de terras de Roraima e abre a possibilidade de que conflitos semelhantes aos da Reserva Roosevelt venham a ocorrer no estado.
LOC- PASTOR FRANKEMBERGEN, do PTB, acredita que o poder Executivo deve alterar os critérios de demarcação de terras indígenas em Roraima porque não conhece a realidade local.
LOC- FRANKEMBERGEN esteve no final de semana passada na comunidade do Caju, dos índios ingaricós na fronteira com a Venezuela, que reclamaram da falta de estradas que permitam o escoamento da produção de arroz.
LOC- Termina aqui o Jornal da Câmara. Ouça agora, as notícias do Tribunal de Contas da União.
TEC- MINUTO DO TCU (1’07”).....
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h