Rádio Câmara

Reportagem Especial

Fertilizantes - Capítulo 2 - Reprise

14/11/2023 - 08h00

  • Fertilizantes - Capítulo 2

Capítulo 1

Além da tragédia humanitária que deixou um do rastro de morte e destruição, a guerra entre Rússia e Ucrânia também abalou o mercado internacional de fertilizantes, produtos utilizados em larga escala na agricultura. A Rússia é o maior produtor e exportador mundial de matérias-primas desses insumos. E 90% dos fertilizantes utilizados do Brasil são importados. A Câmara debate a implementação de um plano nacional para diminuir a dependência do Brasil do produto estrangeiro.

Entrevistas nesse capítulo: Arnaldo Jardim (Cidadania-SP); Pedro Lupion (PP-PR); Carlos Fávaro, ministro da Agricultura; Alceu Moreira (MDB-RS); Zé Silva (Solidariedade-MG); Luis Eduardo Rangel, do Ministério da Agricultura; José Carlos Polidoro, secretário-executivo do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas; Cícero Figueiredo, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB.

Capítulo 2

O Brasil tem condições de ser um dos grandes fornecedores de alimentos do mundo. Falta investir na produção nacional de insumos para a agricultura.

Entrevistas nesse capítulo: Vitor Saback, Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia; Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Biondústria do Ministério da Indústria; Ricardo Tortorela, da Associação Nacional de Difusão de Adubos; Bernardo Silva, do Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-primas para Fertilizantes; Rinaldo Mincin, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração; Roberto Noronha, da fabricante de fertilizantes Unigel, Rodolfo Galvani, do conselho administrativo da fabricante Galvani; Cícero Figueiredo, do Departamento de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília; senador Laércio Oliveira (PP-SE).

Reportagem: Cláudio Ferreira

Edição: Vera Morgado

Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h